Primavera Teresense: resgatando a cultura dos grandes festivais de música
Compositores, músicos, artistas e canções junto à proximidade da primavera, às artes e produtos artesanais regionais. Esses ingredientes da essência floral e composição musical permeiam todo o clima de montanha de Santa Teresa e resgata a cultura dos grandes festivais na primeira cidade de colonização italiana do Brasil nos meses de agosto e setembro.
Breve Histórico
Com idealização da Prefeitura de Santa Teresa e apoio da Rádio Canaã FM, o Festival Primavera Teresense começou em 2021, no entanto, por conta da pandemia, não teve disputa de composições, sendo apresentado shows de Renato Teixeira, Paulinho Pedra Azul, Mackako e Sandrera com a Orquestra de Compositores.
Já em setembro de 2022, entrou o Festival de Música que teve 64 inscrições de compositores que vivem no Espírito Santo (confira os selecionados abaixo), sendo que 9 foram selecionados para as semifinais, que ocorreu em 3 dias de setembro (três semifinalistas por dia). No último dia (sábado), três finalistas disputaram a premiação que consistiu em um troféu e R$ 2.500,00 ao primeiro colocado que, no caso, foi o artista Gessé Paixão, com a composição “Canto de Nanã: As Paneleiras”. Para o encerramento das disputas foi realizado show do Zé Geraldo, no dia 9, e do Grupo Moxuara, no dia 10.
Em 2023 o Festival ganhou corpo com a realização do Instituto Panela de Barro e apoio da Prefeitura de Santa Teresa e Rádio Canaã FM. Entre os dias 6 a 9 de setembro a programação contou com shows regionais e com as atrações da banda 14 Bis e da dupla Sá e Guarabira. E teve disputa das composições todos os dias com a grande final no dia 9, tendo como vencedor o músico Manfredo, com a música “Petricor”.
Para este ano o Festival deu mais uma encorpada e será realizado em dois fins de semana: dos dias 23 a 25 de agosto (semifinais) e entre 6 e 8 de setembro (final). A novidade em 2024 é que o vencedor vai poder se apresentar com um show completo no dia 7 de setembro.
A programação também se estendeu com ações ambientais, socioeducacionais e inclusivas com plantação de mudas no Vale do Tabocas com os alunos da Associação Pestalozzi de Santa Teresa e a oficina de cenário com estudantes do 9° ano da EMEF Prof. Ethevaldo Damazio sendo conduzida pelo artista plástico Maicon Douglas no Instituto Nacional da Mata Atlântica. Tudo isso com a produção da agricultura familiar na Expo Flores, o artesanato, a gastronomia, os vinhos e cervejas artesanais da região.
E, claro, muita música com as bandas Herança Negra, Big Bat Blues Band, Eloá Puri, O Quarto Crescente, ngulo Vertical, Capitão Morgan, Djs Rasta, Zappie e Julio Thomaz, Frejat, Zé Geraldo, Paulo Ricardo e Yahoo, além dos 9 semifinalistas que irão se apresentar.
A realização é da Rádio Canaã FM, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Governo do Estado, com organização do Instituto Panela de Barro, idealização da Prefeitura de Santa Teresa e apoio do Sebrae, Aderes, Secretaria de Estado do Turismo, Governo do Espírito Santo e Ministério do Turismo.
Músicos do Espírito Santo que concorreram:
2022
1° lugar – Gessé Paixão (Vitória) – 2° Marcos Bifão (Vitória) – 3° Cesar Baldan (Vitória)
Disputaram as semis: Maria Clara de Souza (Santa Teresa), Eloá Puri (Caparaó), Léo Norbin (Vitória), Luan Soreu (Colatina), Silas Andrade (Venda Nova do Imigrante) e Robson Luchi (São Roque do Canaã)
2023
1° lugar – Manfredo (Vitória) – 2° Banda da Flor (Serra) – 3° Joe Caetano (Cariacica)
Troféu popular – Dayane Paixão (Baixo Guandu)
Disputaram as semis: Amanda Percilia (Vitória), Xaibru (Iconha), Vitu (Vitória), Ana Pedrini (Baixo Guandu) e Filipe Benedito (Santa Maria de Jetibá)
2024
Em breve os semifinalistas. As inscrições estão abertas.